Não existe debate ou promoção de senso crítico, com alunos que não possuem o conhecimento de várias linhas de pensamento. Isso, se chama doutrinar.

 A defesa do senso crítico e a promoção do debate em sala de aula de Leandro Karnal e outros contrários ao projeto Escola Sem Partido. Se resume em: O professor exigir ouvir o achismo dos alunos, já que eles não possuem o conhecimento de diversas visões ou pensamentos, estão lá exatamente para adquiri los, e rebater a todos os achismos utilizando do conhecimento universitário adquirido, pelo professor, na universidade. Apelando para à autoridade. O que é uma falácia, a falácia do apelo à autoridade. Tanto à autoridade em sala de aula quanto sua autoridade intelectual legítima intitulada através do próprio título de professor ou lecionador atribuído por ter concluído o curso superior, em sua área. Como, se por ele ser formado na universidade, na sala de aula, não existe ninguém que saiba mais sobre o assunto do que ele. Lhe dando uma suposta autoridade arbitrária de condenar qualquer pensamento ou opinião contrária, como achismos infundamentados. O que realmente é. E tais achismos podendo vir a ser condenados moralmente, como opiniões preconceituosas ou de incitação odiosa. O que é que tem sido feito.
Um aluno não tem fundamentação técnica, o conhecimento. E nem conhecimento moral ou ético a cerca de qualquer tema. Eu repito. Ele está na escola, para adquirir o conhecimento. E espera se que tenha acesso à todas as linhas de pensamento e opiniões sobre o tema.
Promover um debate a pessoas que você sabe que não estão preparadas para um é muita canalhice e mal caratismo.
Só existe um debate quando há alguma divergência de ideais e respeito mútuo a todas as ideais apresentadas. E para ter tais ideais é necessário ter conhecimento de ambos diferentes pensamentos ou posicionamentos. Alunos, principalmente do primeiro grau escolar são incapazes de debater qualquer assunto. Pois, essa fase é a fase do aprendizado. A fase de adquirir o conhecimento. Não de formar a sua própria opinião ou debater sobre qualquer tema.
Um professor ajudar o aluno a formar sua própria opinião, apelando para à autoridade do seu título universitário e de administrador da sala de aula, não é despertar senso crítico. Isso não existe. Isso se chama doutrinar.

 Renato Faustroni
24/08/2016